Apresentação do SMS Social aos CRAS

Saiba como os funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social aprenderam a utilizar a ferramenta desenvolvida pelo + Telecentros

Depois de levantar as necessidades dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e desenvolver a ferramenta SMS Social, os integrantes do Eixo Dispositivos Móveis partiram para a formação dos profissionais que iriam utilizar a tecnologia móvel, criada para dinamizar a comunicação com seus usuários.

A fase de formação, que aconteceu em maio de 2013 no CRAS Centro, em Quatis, e no CRAS Califórnia, no município de Itaguaí, ambos no estado do Rio de Janeiro, teve por objetivo apresentar tecnicamente a ferramenta e criar um plano de trabalho com cada uma das unidades. A ideia foi de permitir que cada local entendesse as possibilidades do SMS Social e as incorporasse na realidade em que estão inseridos.

Durante a formação, que durou 8 horas, os trabalhadores dos CRAS fizeram um mapeamento das categorias de usuários que frequentam a unidade, identificando quais tipos de comunicação fariam sentido em cada grupo.

Depois, em conjunto com a equipe do +Telecentros, foi traçado um plano de ação evidenciando que mensagens, quando e por quem seriam enviadas, criando um roteiro específico para cada CRAS e procurando facilitar sua apropriação dessa tecnologia em seu cotidiano.

A formação então partiu para a parte prática, onde foram ensinados os pormenores da ferramenta. Nesse momento os técnicos do grupo cadastraram no banco de dados do SMS Social todos os telefones celulares de usuários disponíveis nas fichas cadastrais dos CRAS.

Nos três meses seguintes à formação, entre maio e julho, a equipe do Eixo Dispositivos Móveis monitorou o uso do SMS Social pelos CRAS. A proposta dessa análise, que ocorreu tanto online, pelo acompanhamento do envio de mensagens, como em visitas locais, foi avaliar o andamento da experiência e colher dados para a apresentação dos resultados, que pode ser vista aqui.

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