Por dentro do SMS Social

Conheça a ferramenta desenvolvida pelo Projeto +Telecentros para auxiliar os Centros de Referência de Assistência Social

Além de mapear o cenário de pesquisas e experiências com aplicativos, programas e tecnologias para dispositivos móveis na perspectiva de inclusão digital, o Eixo Dispositivos Móveis do Projeto +Telecentros teve como objetivo desenvolver e implementar um aplicativo para ampliar a comunicação entre CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e usuários. O foco do trabalho foi permitir aos usuários o acesso a informações diretamente no telefone celular, dispensando a contratação de um plano de internet.

Visitas a unidades do CRAS – como a Figueirão, em Jandira (SP), e a Jardim Ipiranga, em Sorocaba (SP) – foram determinantes para mapear que serviços prestados pela ferramenta poderiam ser úteis: enquetes sobre cursos, recados de usuários para confirmação de presença, atendimento direto com agentes de serviço social, anúncios coletivos com informes importantes e dados sobre serviços oferecidos pelos centros.

“Utilizando dados de diversas bases como IBGE e CGI.br, pudemos cruzar informações e perceber que as camadas que gostaríamos de atingir já possuíam em alto percentual posse de aparelhos celulares. Porém, estes aparelhos em sua maior parte eram simples, sem acesso a internet, utilizados apenas para fazer ligações ou enviar mensagens de texto”, disse Felipe Cabral, um dos desenvolvedores do SMS Social.

Durante os dias 5 e 15 de fevereiro de 2013 um grupo de consultores e professores envolvidos com o Eixo viajou para a cidade de Boston, nos EUA, onde participou de uma série de reuniões no MIT (Massachusetts Institute of Techology). O objetivo da visita foi aprofundar os conhecimentos na área de tecnologia móvel para a criação de uma ferramenta que suprisse as necessidades do público alvo dos CRAS.

“Certamente a experiência mais interessante foi o encontro com os desenvolvedores do projeto Drupal Voip. O relato deles de como o projeto havia inspirado novas formas de interação social em uma camada da população socialmente desfavorecida nos fez acreditar ainda mais que estávamos no caminho certo”, explica Felipe.

Após a passagem pelo MIT foi definida a utilização do sistema de gerenciamento de conteúdo open source Drupal, que pode ser acessado através de telefones celulares convencionais e SMS pelo framework VoIP Drupal, como base para a criação da ferramenta. Um de seus principais desenvolvedores, o pesquisador Leo Burd, do MIT, ajudou o grupo na decisão e esclareceu pormenores sobre as possibilidades de sua utilização.

Durante 65 dias foram efetuadas diversas séries de testes abrangendo celulares de diferentes operadoras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo envios de SMS individuais e para grupos, retornos de SMS com palavras-chave e caixas postais de informes.

Depois de testado, o SMS Social foi encaminhado a algumas unidades dos CRAS, que puderam usufruir de suas ferramentas. Para saber mais sobre os resultados clique aqui.

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