Projeto +Telecentros apresenta seu dispositivo móvel no FISL 2013

Assista aos integrantes do Eixo Dispositivos Móveis falando sobre desenvolvimento de seu aplicativo de SMS no 14º Fórum Internacional de Software Livre

Organizado anualmente em Porto Alegre, o Fórum Internacional Software Livre é um dos principais eventos voltados ao encontro de comunidades de software na América Latina.

Durante a 14ª edição do evento, que ocorreu entre 3 e 6 de julho de 2013, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, alguns dos integrantes do Eixo Dispositivos Móveis do Projeto +Telecentros apresentaram ao público do fórum a palestra “Mapeando e desenvolvendo aplicações para dispositivos móveis: foco no SMS”. O foco foi o desenvolvimento, a implementação e os próximos passos da tecnologia móvel criada para auxiliar os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

A palestra teve início com a consultora Mariana Manfredi explicando o surgimento do projeto e contextualizando a importância dos CRAS. Na sequência, o consultor técnico Gustavo Gannan falou sobre a viagen do grupo ao MIT (Massachusetts Institute of Techology), em Boston, nos EUA. Ele revelou a opção dos envolvidos em investir no formato SMS, que não é a mais avançada tecnologicamente, mas a mais adequada ao uso nos CRAS.

Foram apresentados os resultados de diversos estudos realizados pelo MIT, como o Vojo, um software para web baseado em tecnologia Drupal, que permite a formação de grupos de pessoas para blogarem utilizando SMS, e o Open Locast, software para georeferenciamento de mídia (vídeo e áudio) a partir de smartphones sem a necessidade de conexão 3G contínua.

O principal momento da palestra foi a apresentação do aplicativo criado pelo grupo para ampliar a comunicação entre os envolvidos nos CRAS. Desenvolvido em PHP, seu foco é o envio de SMS para usuários individuais e grupos de pessoas, permitindo o acesso a informações de seu interesse apenas com um celular habilitado à telefonia convencional em mãos, dispensando a contratação de um plano de internet.

Assista abaixo na integra à palestra do Eixo Dispositivos Móveis durante o 14º Fórum Internacional de Software Livre. Estiveram presentes na mesa os consultores do projeto Dalton Martins, Felipe Cabral, Mariana Manfredi e Gustavo Ganan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *