Publicações do Projeto +Telecentros serão lançadas em 2014

Cadernos e livro, que retratam o desenvolvimento de cada eixo temático, estarão disponíveis para o público na internet

Com lançamento previsto para março de 2014, a coleção e o livro do Projeto +Telecentros apresentarão um apanhado de tudo que foi desenvolvido nos eixos temáticos do projeto – Centros de Recondicionamento de Computadores, Acessibilidade, Dispositivos Móveis, Lixo Eletrônico e Centros de Referências em Assistência Social.

“Nesses cadernos estão registrados os objetivos, metodologias, desafios e resultados do trabalho em cada Eixo, de maneira a apresentar às pessoas interessadas em Inclusão Digital um panorama bastante ampliado do que seja essa questão”, explica a Profª Dra. Teresa Melo.

“Acreditamos que os leitores poderão perceber a complexidade e abrangência do tema, assim como a nossa preocupação em trazer, ao longo de todo o trabalho, o ser humano para o centro desse debate e dessas ações”, completa.

Entenda o Projeto +Telecentros voltado a educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital

Diferentemente da coleção, o livro traz uma visão mais acadêmica do +Telecentros, com o registro de toda a equipe que participou, a partir de seus pontos de vista de formação acadêmica e das pesquisas e observações do Eixo ou Eixos nos quais estiveram individualmente envolvidos.

Questionado sobre a importância do projeto, o Prof. Dr. Marcos Francisco Martins vê um legado importante para as universidades por conta da metodologia colaborativa e dialógica desenvolvida no processo e constituição de redes de trabalho.

“Não é a universidade sendo a detendora do saber, e sim aquela que leva os conhecimentos e habilidades desenvolvidos dentro de suas salas para a comunidade, estabelecendo uma relação horizontal e trabalhando para que ela se aproprie disso”, conta o professor.

Para a Profª Teresa Melo a gestão e implementação de um projeto desse porte apresentou o desafio de desenrolar muitos fios – internos à sua organização e externos em suas relações com os atores das instâncias envolvidos.

“Internamente é preciso destacar a formação do grupo – com docentes, discentes, técnicos administrativos da UFSCar e consultores – que agregou 43 pessoas colaboradoras do processo, vindos de diversas áreas do conhecimento – letras, sociologia, psicologia, engenharia, ciências da computação, biologia – reunidos pelo tema a partir de seus espaços de atuação e/ou estudos – seja pelos interesses de pesquisa, seja pela atuação como ativistas ou participantes de outros projetos governamentais. Externamente, e olhando a diversidade de ações e pessoas nelas envolvidas, o aprendizado foi ouvir, entender, propor e concretizar as ações a partir das suas complexidades, realidades, agendas e vontades, a partir de metodologias que permitiram relações dialógicas entre os participantes na constituição de um trabalho coletivo”, diz ela.

Além do lançamento em papel, todo o conteúdo da coleção e do livro estará disponível gratuitamente na internet. “As publicações somam informações e referências teóricas e metodológicas para quem se interessar pelos Eixos Temáticos, por isso a importância em disponibilizar seu conteúdo em formato digital”, conclui o Prof. Marcos.