Um panorama dos Encontros Nacionais de CRC

Saiba tudo sobre os eventos realizados pelo Projeto +Telecentros para a integração e troca de experiências dos Centros de Recondicionanemtos de Computadores

Realizados durante 2012, os Encontros Nacionais de CRCs surgiram como parte importante do eixo voltado aos Centros de Recondicionamento de Computadores do Projeto +Telecentros.

“Esse era um projeto que já existia no Ministério das Comunicações, mas como os CRCs estavam espalhados por seis cidades do país, não houve oportunidade de sair do papel. Quando organizamos o encontro, propiciamos um espaço para que eles pudessem se conhecer e entender suas práticas, que são muito distintas”, explica Mariana Manfredi, consultora do projeto.

Como a proposta dos encontros foi de integração dos Centros de Recondicionamento de Computadores, cada um ocorreu em uma cidade que possui um CRC, de modo a permitir que os participantes visitassem as instalações, conhecessem o funcionamento da instituição e os alunos que lá frequentam.

O primeiro encontro nacional, em Porto Alegre, de 16 a 18 de abril, possibilitou uma primeira aproximação entre os profissionais dos centros, cujas discussões foram aprofundadas em sua segunda edição, realizada entre 1º e 4 de julho, no Recife.

Desde o primeiro evento foi criada uma lista de discussão, onde debates sobre atividades como o compartilhamento das ementas da formação e dos fluxos de descarte e recondicionamento foram continuadas.

O terceiro evento aconteceu em Belém, de 24 a 26 de setembro, com foco em questões gerenciais, logísticas e formação. Esta edição do encontro contou com um relato da participação dos CRCs no 13º Fórum Internacional de Software Livre e detalhes da criação da Rede CRC Brasil.

Para o quarto e último encontro, realizado entre 3 e 5 de dezembro de 2012, em Lauro de Freitas, os debates se voltaram à formação proporcionada pelos CRCs. O evento contou com palestras de professores e estudiosos da Universidade para adensar as discussões.